img_20161117_165020

O Banco Alimentar contra a Fome de Portalegre comemorou dez anos de actividade e a Fundação Renal Portuguesa, enquanto entidade parceira, foi uma das instituições que participou nas celebrações. A organização cresceu ao longo de uma década de existência, seja pelas contribuições de cidadãos a título individual, seja pela colaboração com inúmeras entidades, como é o caso do Centro de Portalegre da FRP.

Representada pela assistente social, Cláudia Patacas, a Fundação Renal Portuguesa foi uma das instituições mencionadas ao abrigo das parcerias desenvolvidas pelo Banco Alimentar de Portalegre. Recorde-se que a FRP recebe bens alimentares para doentes com insuficiência económica e contribui com papel para reciclagem, campanhas de recolha de tampinhas. Destaque para a entrega de produtos hortícolas provenientes do projecto Horta ao Lado, uma iniciativa desenvolvida pelo Centro de Portalegre que conta com a intervenção de alguns utentes, responsáveis pela gestão do espaço, produção, manutenção e recolha dos produtos.

A cerimónia de celebração do décimo aniversário do Banco Alimentar de Portalegre teve início com uma missa presidida pelo bispo da diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. O presidente da instituição fez uma apresentação da actividade da organização no auditório do IPP, em que participou a presidente da Federação dos vários bancos alimentares em Portugal, Isabel Jonet. Foram inúmeras as instituições do distrito presentes nos festejos.