img_6785

Concluída a disciplina de Práticas Laboratoriais de Enfermagem em Técnicas Dialíticas, os alunos que frequentam a licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Portalegre estão de regresso ao Centro de Portalegre da Fundação Renal Portuguesa para realizarem o estágio.

Este processo de formação em contexto real assume uma componente prática muito forte. Os alunos integrados acompanham a equipa de enfermagem da FRP nas tarefas durante os tratamentos de hemodiálise. Os estudantes têm a oportunidade de observar todos os momentos do tratamento e também podem desempenhar alguns dos trabalhos, sempre sob supervisão dos técnicos da instituição.

A integração dos alunos nos turnos dos tratamentos realizados no Centro de Portalegre não alteram a rotina dos utentes, mas promovem algumas mudanças, a começar pelas cara novas dos futuros enfermeiros que realizam a sua formação em contexto real.

O estágio realiza-se em duas fases, com o grupo de alunos dividido em dois, e prolonga-se até final de janeiro.