Celebramos o décimo aniversário do início da atividade, como prestador de cuidados de saúde por hemodiálise , com a inauguração do Centro de Portalegre a 2 de Maio de 2011.

 

Avaliar o passado,  perspetivar o futuro! 

Nestes dez anos, em que realizamos mais de 100.000 tratamentos, não só esclarecemos todas as dúvidas com que fomos confrontados, como ainda, consolidámos a capacidade organizativa que assegurará uma gestão controlada de toda a futura “Rede de Centros Alternativos” .

 

  • Para tal desenvolvemos um programa informático – NephroPlus – de gestão integrada,  disponível “online”, com toda a informação – clínica e de gestão, e de acesso interno e externo. Elimina erros de comunicação, permite quaisquer ajustamentos clínicos. Realiza análise periódica e sistemática – mensal – do tratamento realizado, permitindo à equipe clínica uma avaliação, fundamentada, dos resultados da terapêutica versus os objetivos definidos. Não descura, ainda, a importância da “adesão à terapêutica” pelos IRC’s – Insuficientes Renais Crónicos.

  • Desenvolvemos um Sistema de Qualidade que promove o trabalho conjunto de toda a equipe – Família FRP – no sentido de uma contínua evolução para a Excelência, estando em curso o processo de Certificação do Centro de Portalegre.

  • Desenvolvemos um sistema de acreditação de colaboradores – médicos residentes, enfermeiros, assistentes técnicos, e administrativos – com programas definidos e escritos, que asseguram o desempenho das atividades em consciência por todos e cada um dos colaboradores.

Pelo que, e apesar das dúvidas e receios iniciais, na atual situação pandémica com que todos fomos confrontados, e transcorrido um ano, constatámos que os nossos processos foram, relativamente, pouco alterados.  Apesar de, como na comunidade em geral, termos recebido IRC’s positivos, ou potencialmente positivos, a todos demos resposta, sem diminuição do tempo de tratamento, e sem qualquer propagação de contágio.

 

  • No início do presente ano iniciou funções um novo Conselho de Curadores, para o mandato de 2021 a 2025.

  • O “Centro de Cuidados Aligeirados de Elvas”, resposta da Fundação Renal Portuguesa aos pedidos das autoridades locais –  civis e sanitárias, e apesar do esforço económico que tal representa para a nossa Instituição, está em fase final de início da atividade.

  • Ainda no primeiro semestre de 2021, está previsto o início de obra da construção de um novo Centro da FRP na área da Grande Lisboa.

  • Será lançado um programa de avaliação do desempenho para todos os colaboradores, que promoverá o desenvolvimento do trabalho em equipe, bem como a evolução para a Excelência.

  • Daremos início ao desenvolvimento da “Rede de Centros Alternativos” estabelecido no Protocolo com o Ministério da Saúde, de forma a, finalmente, se atingir o desígnio da Fundação Renal Portuguesa a desconcentração da prestação de cuidados de saúde por hemodiálise, fato mais uma vez evidenciado pelo relatório da Autoridade da Concorrência de Abril de 2021 “Fair Play – com a concorrência todos ganhamos”.