Política da qualidade

Humanidade e dignidade no tratamento do doente renal como ser Bio-Psico-Social

O conceito chave da Política da Qualidade da Fundação Renal Portuguesa inclui o lema da instituição: Humanidade e dignidade no tratamento do doente renal como ser bio-psico-social.
De forma a, visualmente, ser fácil de identificar a identidade da Fundação Renal Portuguesa, a imagem sugere as insígnias da Instituição.

Na zona central da imagem, está o cerne de toda a Política da qualidade e é o ponto de partida para o desenvolvimento dos objetivos: ”Cuidado integral do Insuficiente Renal Crónico”.

Responde à questão que surge ao ler o conceito-chave: como é que à Fundação Renal Portuguesa assume o tratamento humano e digno do doente renal como ser bio-psico-social? Através do cuidado integral do Insuficiente Renal Crônico.

Deste modo os objetivos da qualidade assentam em 4 eixos diferentes: bio / psico / social / comunidade. E os 4 eixos encontram-se continuamente ativos pelo seu motor”Melhoria Contínua”;.
O 4 eixo “Comunidade” pretende ser o elo de ligação com a comunidade envolvente e indica que o ciclo não é fechado. Permite a dinâmica entre o IRC e a sua sociedade, permite a inclusão social e permite definir a responsabilidade da FRP para com a sociedade e obrigações enquanto IPSS.

PLANO ESTRATÉGICO:

Eixo BIO:
– Permitir o tratamento de HD de acordo com o melhor estado da arte
– Consciencializar para a adesão à terapêutica

Eixo PSICO:
– Promover o desenvolvimento de competencias dos IRC´s e dos profissionais
– Avaliar a satisfação do serviço
– Promover a participação dos colaboradores no melhoria dos processos

Eixo SOCIAL:
– Promover o desenvolvimento psicossocial do IRC e a sua inserção social
– Formar e informar sobre direitos e deveres do utente
– Envolver o cuidador em todas as ações
– Apoiar a inserção de grupos desfavorecidos
Eixo COMUNIDADE:
– Criar canais de comunicação com entidades locais
– Promover a saúde e prevenir a doença
– Desenvolver a responsabilidade social e ambiental da FRP
– Certificar os serviços e melhorar continuamente os seus processos.